Os aromas naturais e vivos dos óleos essenciais são usados há séculos por herbalistas, aromaterapeutas e praticantes tradicionais para estimular o relaxamento e o sono daqueles que sofrem de insônia.
Os óleos essenciais são conhecidos por influenciar a psique de várias maneiras; os úteis para o sono são mais frequentemente notados por seus efeitos calmantes e sedativos leves. Outros óleos podem funcionar elevando o humor e o espírito, acalmando os músculos, reduzindo a agitação, aliviando a dor ou equilibrando as emoções.
Os óleos essenciais que são conhecidos por sua eficácia na indução do sono incluem: lavanda, rosa, jasmim, neroli, bergamota, camomila romana e olíbano.
Nesse artigo você irá ler:
Um remédio natural para dormir
7 óleos essenciais eficazes para dormir
Misturas de óleos essenciais para dormir
Cuidados e segurança do óleo essencial
ÓLEOS ESSENCIAIS: UM REMÉDIO NATURAL PARA RELAXAR E SONO REPOUSO
Uma noite de sono repousante é praticamente inestimável, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e saúde duradoura. Com nossos estilos de vida e estresses modernos, no entanto, a higiene adequada do sono tornou-se um luxo para muitos. A inalação ou aplicação de óleos essenciais pode fornecer uma solução natural segura e eficaz para ajudar os indivíduos a relaxar, relaxar e, finalmente, permitir um sono de qualidade para uma saúde e rejuvenescimento ideais.
Relatos históricos estão repletos de remédios botânicos antigos usados para induzir estados sedativos ou hipnóticos. Acreditava-se que os antigos gregos, por exemplo, infundiam seus travesseiros com tomilho perfumado para preparar a mente para o sono e se proteger contra pesadelos. O antigo médico romano Galeno prescreveu a planta Valeriana para corrigir distúrbios do sono, que (talvez curiosamente!) O lúpulo, as flores ou cones da planta do lúpulo, também tinham a reputação de ser um potente auxiliar do sono e muitas vezes combinado com a valeriana para superar a insônia.
A influência energética e psicológica dos óleos essenciais puros também é conhecida há muito tempo. Essas essências voláteis, extraídas cuidadosamente de fontes botânicas, como folhas, flores, casca e resina, contêm compostos ativos potentes que podem levar a mente e o corpo a estados calmantes, calmantes e edificantes quando usados. Na aromaterapia, acredita-se que os óleos essenciais ajudem no sono através de várias rotas:
- Naturalmente embalando os sentidos e os níveis de alerta, causando sedação leve;
- Promovendo o relaxamento interior e reduzindo o estresse, o medo e a preocupação;
- Equilibrar as emoções ou a mente para melhorar o humor;
- Acalmar o corpo para ajudar a superar a fadiga, dor ou tensão corporal
- Aliviar o corpo de inquietação e agitação (especialmente em crianças)
Encontre a Sinergia Swaminah RELAX aqui para indução ao relaxamento.
Os óleos essenciais pertencem a famílias olfativas que são conhecidas por compartilharem semelhanças em suas propriedades terapêuticas. Como orientação geral, os aromas das flores (como rosa e lavanda) são frequentemente associados à felicidade, autocuidado e relaxamento. Estes podem promover o sono, incentivando um humor repousante que reduz o nervosismo, o estresse e a hiperconsciência. Aromas cítricos (como bergamota) tendem a ter efeitos alegres e edificantes, harmonizando a mente e o corpo, combatendo qualquer tristeza ou melancolia. Aromas terrosos (como Frankincense) tendem a aquecer e centralizar, ancorando nossos estados mentais e físicos para que nos tornemos verdadeiramente relaxados, em vez de perdidos em memórias assustadoras ou ansiedades. Apesar dessas semelhanças, cada óleo essencial é inerentemente único devido às suas origens naturais,
Uma pergunta popular feita pelos usuários de óleos essenciais parece ser: quais são os óleos essenciais mais eficazes para dormir e relaxar? Compilamos uma lista dos principais óleos essenciais que têm a reputação de induzir um estado de espírito relaxado para um sono ideal, juntamente com dicas e ideias sobre a melhor forma de usá-los.
7 ÓLEOS ESSENCIAIS EFICAZES PARA DORMIR
- ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Talvez nenhum outro óleo essencial tenha construído uma reputação tão forte como remédio tradicional para dormir do que o óleo de lavanda. Este óleo floral encantador tem sido objeto de inúmeras pesquisas que demonstram um efeito relaxante e sedativo na mente. Nos hospitais, foi demonstrado que perfumar os quartos dos pacientes com o aroma de lavanda os ajuda a se sentirem confortáveis o suficiente para adormecer, contribuindo para a força e a recuperação ideais. Mesmo os bebês que são banhados em água com infusão de lavanda mostraram mais sinais de felicidade, contentamento e sono melhor. Não é nenhum segredo que este óleo essencial de equilíbrio emocional é potente em seu poder de acalmar os nervos, elevar o humor e promover a tranquilidade interior.
Os principais constituintes do óleo de lavanda incluem acetato de linalil e linalol, que se acredita ativar o sistema nervoso parassimpático após a inalação. Isso permite que a mente e o corpo diminuam para descanso e recuperação, facilitando a respiração mais lenta e reduzindo a ansiedade. Aqueles que experimentam sentimentos de opressão, estresse ou mesmo dor que os impedem de entrar em um estado de descanso podem descobrir que o aroma calmante da lavanda transforma totalmente sua qualidade de sono.
Os aromas únicos e a composição específica dos diferentes Óleos de Lavanda podem diferir de variedade para variedade.
Como usar: Difundir o óleo de lavanda antes de dormir é uma maneira ideal de criar um espaço sereno, especialmente após um dia longo e estressante. Adicionar algumas gotas à água do banho é igualmente eficaz. Inalar diretamente da garrafa, ou depois de colocar algumas gotas em uma bola de algodão, ou em um difusor pessoal também é comumente praticado.
A lavanda é um dos óleos que fazem parte da Sinergia Swaminah Relax, adquira a sua aqui (add nosso produto)
- ÓLEO ESSENCIAL DE ROSA
De aroma floral profundo que é simultaneamente romântico, sedutor e relaxante. O preço deste precioso óleo reflete o processo intensivo de recursos necessário para coletá-lo; são necessárias até 48.400 pétalas de rosa para produzir apenas 1 mL de rosa absoluto! Uma fragrância feminina e rejuvenescedora, Rose Absolute tem a fama de abafar sentimentos de preocupação e ansiedade e tem sido popular como um remédio para a insônia. O aroma de rosa também demonstrou melhorar o sono em pessoas que têm dificuldade em adormecer e até reduzir a incidência de pesadelos.
Como usar: Rose Absolute é versátil e brilha em aplicações tópicas, inalatórias e de banho. Devido à sua natureza concentrada, algumas gotas podem percorrer um longo caminho. Adicione 2-3 gotas em seu banho para relaxar o corpo e os sentidos antes de dormir. Para uso tópico, faça uma diluição de 3% (colocar link texto diluições)que pode ser aplicada diretamente no corpo onde for confortável (como peito, têmporas, pulsos ou pés).
- JASMIM ABSOLUTO
Uma flor delicada com um perfume floral hipnótico, o perfume de Jasmim é valorizado na perfumaria natural e na aromaterapia. Assim como a Rosa Damascena, o Jasmine Absolute é produzido por meio de extração por solvente, que cria um aroma intensamente concentrado, suave, fluido e sensual. Energeticamente calmante e afrodisíaco por natureza, este óleo pode aplacar medos e incertezas enquanto acalma a mente com suas propriedades sedativas suaves. Também pode ajudar a aliviar as tensões mentais que muitas vezes se manifestam como dores de cabeça.
Modo de usar: A fragrância sedutora e quase mística do Jasmine Absolute convida a usá-lo no corpo em diluições de 3% são perfeitas para aplicar nos pontos de pulsação (pescoço, pulsos e tornozelos) para acalmar a mente e o corpo. Para difundir, tente misturar com Óleos de Sândalo ou Ylang-Ylang para criar um ambiente bonito para descansar e dormir.
- ÓLEO ESSENCIAL DE BERGAMOTA
Prensado a frio das cascas de bergamotas frescas, este óleo essencial exala um aroma cítrico vivo com tons suaves de especiarias florais e herbáceas. Como um óleo de equilíbrio e harmonização, é frequentemente usado por aromaterapeutas para remediar condições como ansiedade e mau humor. Para aqueles que se encontram ruminando interminavelmente ou imaginando os piores cenários à noite, inalar o aroma quente do óleo de bergamota pode ter uma qualidade profunda calmante e de elevação do humor que induz à sonolência e ao sono. Esses efeitos observados podem ser impulsionados pela presença de acetato de linalil e linalol, que (como o óleo de lavanda) é capaz de retardar estados agitados da mente e do corpo.
Como usar: Se usar topicamente, um Óleo Essencial de Bergamota sem bergapteno é recomendado mesmo à noite devido à possibilidade de exposição ao sol no dia seguinte. Para realçar os efeitos harmonizadores emocionais deste óleo, ele pode ser misturado com óleos de lavanda, hortelã-pimenta, camomila ou olíbano.
- ÓLEO ESSENCIAL DE NEROLI
A adorável fragrância floral do óleo essencial de Neroli é derivada das flores da laranjeira amarga ( Citrus aurantium ). Os perfumistas apreciam o Neroli por seu aroma etéreo, que combina facilmente com absolutos florais e óleos cítricos para criar fragrâncias naturais premium. Diz-se mesmo ser hipnótico em suas ações e funções como afrodisíaco.
A composição química do Óleo de Neroli é composta por compostos que são caracteristicamente associados ao relaxamento, como Linalool, Acetato de Linalil e Geraniol. Juntos, esses constituintes exercem um efeito calmante e relaxante na mente. Notavelmente, o aroma reconfortante do Neroli Oil é usado no tratamento de aromaterapia de choque ou trauma. Seus efeitos calmantes se estendem ao corpo devido à sua natureza antiespasmódica.
Modo de usar: O Óleo de Neroli é ideal para usar no banho para aliviar as tensões do dia antes de dormir. Combine algumas gotas com 1-2 colheres de chá de óleo transportador preferido e adicione a um banho quente, imergindo por vinte minutos. Para difundir, Neroli combina lindamente com outros absolutos florais relaxantes, incluindo Jasmim e Rosa.
- ÓLEO ESSENCIAL DE FRANKINCENSE
A queima de incenso tem sido um símbolo de muitos rituais sagrados e espirituais por milhares de anos, especialmente nas antigas culturas do Oriente Médio e Norte da África. Derivado da resina perfumada colhida das árvores Frankincense, o óleo tem um aroma amadeirado quente, seco, picante e persistente que é único e reconfortante. Assim como a resina de Frankincense é produzida para curar os cortes prejudiciais da árvore, o cheiro de seu óleo volátil fortalece a mente para que ela possa se erguer de medos e ansiedades e fortalecer todo o bem-estar de uma pessoa. O óleo de olíbano ajuda a centrar a mente, permitindo afastar as perspectivas negativas ou estressantes e avançar para aquelas que proporcionam paz, esperança e segurança.
Como usar: Uma simples meditação do sono pode ser facilitada difundindo o aroma do óleo de incenso no quarto para ajudar a se ancorar no momento presente. O incenso diluído também pode ser aplicado nas solas dos pés para ajudar a centralizar a mente e o corpo na preparação para o sono.
- ÓLEO ESSENCIAL DE CAMOMILA ROMANA
A erva camomila continua sendo um dos botânicos mais apreciados na medicina tradicional e fitoterapia. O óleo essencial, destilado das flores amarelas e brancas, é caracteristicamente calmante e consolador. Embora todas as variedades deste óleo sejam calmantes por natureza, talvez a mais popular usada como remédio natural para dormir seja a Camomila Romana ( Anthemis nobilis ), que tem um aroma maravilhoso que é frequentemente descrito como um cruzamento entre maçãs e palha doce. Aromaterapeutas muitas vezes confiam no óleo de camomila romana como um tônico mental e para lidar com problemas como estresse, distúrbios emocionais e insônia. Aqueles que sofrem de melancolia e têm dificuldade em manter o sono podem achar este óleo particularmente útil.
Como usar: Difunda o óleo essencial de camomila romana sozinho ou misture com óleos de lavanda e gerânio para incutir um clima de paz que precede o sono.
RECEITAS DE MISTURA DE ÓLEOS ESSENCIAIS SUGERIDAS PARA DORMIR
As seguintes misturas de aromaterapia podem ser usadas para criar aromas atraentes e sinérgicos que funcionam naturalmente como um auxílio para o sono. Eles podem ser difundidos, massageados no corpo após a diluição adequada ou adicionados ao banho para um ritual relaxante de autocuidado.
Para dissipar a preocupação e escapar do estresse
Absoluto de Jasmim – 3 gotas
Rosa Absoluta – 1 gota
Óleo Essencial de Sândalo – 2 gotas
Para criar um ambiente tranquilo, encantador e semelhante a um jardim
Óleo Essencial de Neroli – 2 gotas
Óleo essencial de lavanda – 2 gotas
Óleo Essencial de Ylang Ylang – 2 gotas
Para limpar a mente e acalmar o nervosismo
Óleo Essencial de Lavanda – 4 gotas
Óleo Essencial de Incenso – 3 gotas
Óleo Essencial de Laranja Doce – 2 gotas
Para encorajar pensamentos positivos e sufocar sonhos temerosos
Óleo Essencial de Camomila Romana – 5 gotas
Óleo Essencial de Bergamota – 3 gotas
Óleo essencial de incenso – 1 gota
DOWNLOADS GRATUITOS
CUIDADOS E SEGURANÇA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS
É importante observar que as informações acima se destinam a ser um recurso para autocuidado e relaxamento geral e não se destinam a tratar quaisquer condições médicas ou de saúde mental. Um profissional de saúde licenciado ou registrado apropriado deve ser consultado para diagnosticar ou tratar quaisquer distúrbios médicos ou mentais.
É importante aproveitar os benefícios dos óleos essenciais ao usá-los com segurança (linkar texto diluições)e responsabilidade. Isso inclui nunca usá-los não diluídos, realizar um teste de adesivo na pele antes do uso, conhecer os efeitos do sol após o uso e adquiri-los de uma marca ética conhecida pela qualidade e pureza.
Apenas uso externo
Os óleos essenciais nunca devem ser usados perto dos olhos, nariz interno e ouvidos, ou em qualquer outra área particularmente sensível da pele. É imperativo consultar um profissional da área antes de usar esses óleos para fins terapêuticos. A regulamentação da qualidade dos óleos essenciais não se aplicam em todos os países podendo levar a uma intoxicação. Consulte um profissional da área qualificado para lhe orientar.
Fototoxicidade
Evite a exposição ao sol por no mínimo 12 horas após a aplicação tópica do óleo essencial cítrico.
Gravidez e outras condições de saúde
As mulheres grávidas e lactantes são especialmente aconselhadas a não usar óleos essenciais sem o conselho médico.
Aqueles com as seguintes condições de saúde são especialmente recomendados a consultar o conselho de um médico: câncer, doenças relacionadas ao coração, doenças ou alergias da pele, doenças relacionadas a hormônios ou epilepsia.
Indivíduos que estão tomando medicamentos prescritos, submetidos a cirurgias de grande porte ou que correm maior risco de sofrer derrames, ataques cardíacos ou aterosclerose também são aconselhados a procurar uma consulta médica antes do uso.
Crianças e segurança
Esses óleos devem sempre ser armazenados em uma área inacessível para crianças, especialmente aquelas com menos de sete anos.
Como realizar um teste de pele
Antes de usar qualquer óleo essencial, um teste de pele é recomendado. Isso pode ser feito diluindo 1 gota do óleo essencial em 4 gotas de óleo transportador e aplicando uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos dessa mistura em uma pequena área da pele não sensível.
Efeitos colaterais do óleo essencial
Os potenciais efeitos colaterais dos óleos essenciais incluem vermelhidão, erupção cutânea, urticária, queimação, distúrbios hemorrágicos, diminuição da velocidade de cicatrização, pressão arterial baixa, tontura, dor de cabeça, náusea, diarréia, convulsões e batimentos cardíacos acelerados. Em caso de reação alérgica, interrompa o uso dos produtos e consulte um médico, farmacêutico ou alergista imediatamente para uma avaliação de saúde e ação corretiva apropriada. Para evitar efeitos colaterais, consulte um profissional médico antes de usar.
Gravidez e outras condições de saúde
As mulheres grávidas e lactantes são especialmente aconselhadas a não usar óleos essenciais sem o conselho médico.
Aqueles com as seguintes condições de saúde são especialmente recomendados a consultar o conselho de um médico: câncer, doenças relacionadas ao coração, doenças ou alergias da pele, doenças relacionadas a hormônios ou epilepsia.
Indivíduos que estão tomando medicamentos prescritos, submetidos a cirurgias de grande porte ou que correm maior risco de sofrer derrames, ataques cardíacos ou aterosclerose também são aconselhados a procurar uma consulta médica antes do uso.
Crianças e segurança
Esses óleos devem sempre ser armazenados em uma área inacessível para crianças, especialmente aquelas com menos de sete anos.
Como realizar um teste de pele
Antes de usar qualquer óleo essencial, um teste de pele é recomendado. Isso pode ser feito diluindo 1 gota do óleo essencial em 4 gotas de óleo transportador e aplicando uma quantidade do tamanho de uma moeda de dez centavos dessa mistura em uma pequena área da pele não sensível.
Efeitos colaterais do óleo essencial
Os potenciais efeitos colaterais dos óleos essenciais incluem vermelhidão, erupção cutânea, urticária, queimação, distúrbios hemorrágicos, diminuição da velocidade de cicatrização, pressão arterial baixa, tontura, dor de cabeça, náusea, diarréia, convulsões e batimentos cardíacos acelerados. Em caso de reação alérgica, interrompa o uso dos produtos e consulte um médico, farmacêutico ou alergista imediatamente para uma avaliação de saúde e ação corretiva apropriada. Para evitar efeitos colaterais, consulte um profissional médico antes de usar.
[…] Leia também: Durma melhor com óleos essenciais: descubra como melhorar a qualidade do seu sono. […]