Com tantas opções para escolher por onde você começa?
Todos nós sabemos que os óleos essenciais têm um cheiro incrível, mas você sabia que existem algumas pesquisas interessantes que ligam esses óleos a benefícios reais para a saúde?
Este guia de óleos essenciais visa capacitá-lo com informações e fornecer clareza sobre quais óleos essenciais são mais adequados para suas necessidades.
4 Óleos Essenciais para te ajudar a relaxar.
Óleo essencial de Lavanda
O óleo de lavanda existe há séculos. Dizem que o nome vem da palavra latina “lavare”, que significa “lavar”, ou da palavra “livendulo”, que significa “lívido ou azulado”. Ele tem sido usado em todo o mundo para vários usos diferentes e é certamente um dos óleos essenciais mais populares atualmente.
Embora seja um dos óleos essenciais mais calmantes, a lavanda tem vários efeitos diferentes. No antigo Egito, era frequentemente usado para fins cosméticos e de embalsamamento. Na Roma antiga, a lavanda era elogiada por suas propriedades curativas e anti-séptica e, na Idade Média, era usada em toda a Inglaterra para polir móveis e ajudar a deixar as roupas limpas cheirando bem (ainda temos sabão em pó com aroma de lavanda hoje!
Fato interessante! Quando o túmulo do rei Tut foi aberto, foram encontrados jarros que continham materiais semelhantes a lavanda. Este é um retorno ao uso como uma propriedade de embalsamamento no mundo antigo.
Benefícios e Efeitos:
– Calmante
– Melhora o humor
– Alivia a ansiedade e a depressão
– Antibacteriano
– Antifúngico
– Ajuda a melhorar o sono
– Alivia a dor e a tensão da TPM
– Alivia dores de cabeça e enxaquecas
Houve vários estudos feitos com óleo de lavanda para provar sua eficácia ao lidar com problemas de saúde mental. Um estudo da Health Canada em 2012 descobriu que aproximadamente 2,6% dos canadenses com 15 anos ou mais relataram sintomas de um transtorno de ansiedade. Soluções naturais devem ser o primeiro passo para tratar esta aflição comum. Vários ensaios clínicos demonstraram que o uso oral de óleo de lavanda pode ajudar a reduzir os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG). Os efeitos foram semelhantes aos grupos comuns de medicamentos prescritos para tratar os sintomas do TAG, sem seus efeitos colaterais desagradáveis.
Óleo essencial de Camomila
A camomila tem sido usada terapeuticamente ao longo da história e já no século I dC para problemas digestivos. Como a lavanda, seus usos variaram em diferentes áreas do mundo, mas alguns de seus principais usos incluem cosméticos e para acalmar uma variedade de doenças diferentes. É um óleo muito suave que é ótimo para uso com crianças.
Existem dois tipos principais de camomila: romana e alemã. A camomila romana é nativa da Europa Ocidental e do norte da África, mas agora é colhida em todo o mundo em diferentes regiões temperadas. A camomila alemã é nativa da Europa e do noroeste da Ásia e ainda cresce selvagem lá hoje.
Fatos interessantes! Um livro publicado em 1911, chamado Herb Garden, afirma que a camomila tem um efeito notável em outras plantas para mantê-las vibrantes e vivas, e na verdade tem sido chamado de “médico da planta”. Se ela pode manter as plantas saudáveis, imagine o que ele pode fazer por você!
Benefícios e Efeitos:
– Calmante e calmante
– Reduz a ansiedade e o estresse
– Bom para dores de cabeça e enxaquecas
– Reduz a insônia
– Anti-inflamatório
– Ajuda a aliviar a dor associada à dentição em bebês
Um ensaio clínico controlado e randomizado analisou pessoas que tomaram cápsulas de camomila para ajudar a tratar a ansiedade. O estudo mostrou que o tratamento ajudou a reduzir os sintomas de ansiedade em pessoas com transtornos de ansiedade generalizada leves a moderados
Óleo Essencial de Ylang Ylang
O ylang ylang tem uma longa história de uso, mas suas propriedades medicinais não foram reconhecidas até o início do século 20, quando foi usado para tratar uma variedade de doenças como malária, tifo e problemas intestinais. Curiosamente, também foi observado um efeito positivo no coração em momentos de angústia – talvez a primeira indicação de suas habilidades calmantes.
Ylang ylang vem das flores em forma de estrela da árvore ylang-ylang mais comumente encontrada na Malásia e outras áreas do leste da Ásia e, hoje, Madagascar. A qualidade dos óleos essenciais de ylang-ylang depende de quando e como as flores da árvore são colhidas.
Fato interessante! A árvore de ylang-ylang não produz flores até o quinto ano de crescimento, mas quando o faz, produz cerca de 45 quilos de flores por ano e pode produzir flores para nós até 50 anos.
Benefícios e Efeitos:
– Ajuda na insônia
– Benéfico para a pressão alta
– Ajuda a acalmar o batimento cardíaco acelerado
– Calmante e calmante
– Bom para tensão nervosa e ansiedade
Óleo essencial de Frankincense
O incenso é valorizado e comercializado há mais de 5.000 anos e há muito tempo é usado como parte de cerimônias ou para perfumar templos ou casas de líderes. Há muito tempo é documentado como um óleo “cura-tudo”, usado para tratar tudo, desde indigestão a tosses e resfriados a hemorroidas. Hoje, reconhecemos os efeitos curativos e calmantes deste óleo.
O óleo de incenso vem das árvores Boswellia e Commiphora. A casca dessas árvores, quando cortada, libera uma seiva que endurece e pode ser cozida no vapor para fazer o óleo essencial de incenso.
Fato interessante! Houve momentos em que o incenso pode valer mais em seu peso do que o ouro, mas o valor dessa substância despencou quando o Império Romano caiu e as rotas comerciais foram cortadas.
Benefícios e Efeitos:
– Acalma a ansiedade
– Ajuda na asma
– Ajuda com colite e doença de Crohn e outros distúrbios digestivos
– Alivia o estresse crônico
– Reduz a dor e a inflamação
– Aumenta a imunidade
4 Óleos Essenciais que ajudam no foco, concentração e memória
Óleo Essencial de Alecrim
Você provavelmente está acostumado a usar alecrim na sua cozinha, mas e no seu difusor? Tem sido usado extensivamente desde os tempos antigos para uma variedade de propósitos, incluindo ser usado em cerimônias de casamento e cuidados com ervas medicinais.
Paracelsus, um renomado médico suíço-alemão e botânico no século 16, promoveu o óleo de alecrim e sua capacidade de fortalecer todo o corpo, e ele o elogiou especificamente por seus efeitos no fígado, cérebro e coração – o que ele estava certo sobre.
Fato interessante! O alecrim é derivado das folhas de uma planta e, na aromaterapia, diz-se que as folhas são os pulmões da planta, ajudando a fornecer oxigênio à planta e a fortalecê-la. Em suma, dá-lhe vida.
Benefícios e Efeitos:
– Desintoxicante
– Revitalizar pensamentos
– Aumentar o foco
– Promover uma respiração relaxada e calma
Óleo Essencial de Cedro
O óleo de cedro é derivado de uma árvore nativa da América do Norte e pode envelhecer até 1000 anos. No antigo Egito, esse óleo era usado no processo de mumificação, para repelir insetos e em cosméticos.
O óleo essencial de cedro não é apenas benéfico para o foco e uma energia calma, mas nos últimos 100 anos, seus efeitos positivos em problemas de pele como eczema foram amplamente observados.
Fato interessante! O óleo de cedro é destilado a vapor da madeira da árvore e, na verdade, parece um xarope balsâmico amarelado. Tem um aroma quente e amadeirado.
Benefícios e Efeitos:
– Suavizante
– Calmante
– Diurético
– Antiespasmódico
– Antisséptico
– Fungicida
– Melhora o foco
– Alivia espasmos
Óleo Essencial de Patchouli
O óleo de patchouli vem de uma erva perene que cresce no sudeste da Ásia em altitudes entre 3.000 e 6.000 pés. Foi usado pela primeira vez como repelente de traças e por isso era frequentemente usado na produção de roupas.
O óleo de patchouli é um dos poucos que melhoram com a idade – um mais antigo é mais desejável do que um mais novo. É considerado um ótimo balanceador e ajuda a trazer uma energia relaxada e um foco calmo que ajudam muitas pessoas a melhorar o foco e a atenção.
Fato interessante! Com o tempo, o óleo de patchouli perde um cheiro forte que muitas pessoas não gostam no patchouli e, em vez disso, desenvolve um aroma mais doce. Os óleos também mudam de um amarelo claro para um âmbar profundo à medida que envelhecem.
Benefícios e Efeitos:
– Alivia a tensão
– Benéfico para a meditação
– Alivia a preocupação e o estresse
– Promove a concentração e o foco
Óleo Essencial de Eucalipto
Como o eucalipto tinha tantas propriedades benéficas, acreditava-se que o óleo da árvore poderia ser anti-séptico. O óleo foi destilado pela primeira vez no final de 1700 para ajudar a reduzir resfriados no peito, e muitos outros usos para o óleo de eucalipto foram descobertos nos anos seguintes.
São mais de 300 espécies e 700 variedades de eucalipto e as árvores têm extensos sistemas radiculares que absorvem uma grande quantidade de água, o que levou ao seu uso ser plantado em áreas pantanosas e infestadas de malária para tentar secar e purificar o solo e ar.
Fato interessante! O eucalipto é uma das árvores que mais crescem no mundo, atingindo alturas de até 480 pés. O óleo tem uma longa história de uso, inclusive sendo usado durante a Primeira Guerra Mundial para controlar a meningite e um surto de gripe.
Benefícios e Efeitos:
– Repelente natural de insetos
– Descongestionante
– Alivia dores e dores musculares
– Benéfico para as telhas
– Purifica o ar
– Melhora a concentração
– Antibacteriano
DOWNLOADS GRATUITOS
4 Óleos Essenciais para paz e bons pensamentos
Óleo Essencial de Laranja Rubi
A toranja, embora originária da Ásia, agora é colhida em áreas como Estados Unidos e Brasil. A fruta vem de uma árvore de folhas brilhantes que cresce até cerca de 10 metros de altura.
O óleo da toranja é derivado das glândulas embutidas profundamente na casca da fruta, que produz uma pequena quantidade de óleo quando prensada a frio. O óleo essencial tem um cheiro forte e refrescante e geralmente é amarelo pálido ou rubi claro.
Fato interessante! O óleo essencial de toranja faz parte da família dos óleos cítricos e, como tal, deve ser usado em até 6 meses após a compra.
Benefícios e Efeitos:
– Revive a mente
– Estimula a digestão
– Efeitos positivos no humor
– Energiza
– Revigorante
– Estimula a imaginação
– Incentiva a brincadeira
– Sentimento geral de felicidade
Óleo Essencial de Limão Verbena
Este óleo vem da planta verbena de limão que era originalmente nativa da América do Sul, mas foi introduzida na Europa no século XVII. No século 18, espalhou-se para as regiões do Mediterrâneo e da América do Norte.
A planta de verbena de limão tem um caule fino e folhas longas e verde-claras que passam por destilação a vapor para extrair o óleo. O óleo de verbena-limão tem um aroma fresco, cítrico e doce e uma cor verde-oliva ou amarela.
Fato interessante! O óleo essencial puro de verbena às vezes é difícil de encontrar, pois na maioria das vezes os varejistas oferecem óleo de erva-cidreira ou erva-cidreira, que não são exatamente os mesmos que o óleo puro de verbena.
Benefícios e Efeitos:
– Estimula a imunidade
– Nutre a criatividade
– Edificante e revigorante
– Estimula a imaginação
– Promove um humor feliz
– Alivia a ansiedade e a depressão
– Alivia problemas respiratórios
Óleo Essencial de Bergamota
A bergamota tem uma origem perene e acredita-se que seja um cruzamento entre uma laranjeira doce e um tipo de árvore cítrica. Seu local de origem é debatido, do Sudeste Asiático à Europa e à Grécia, mas o óleo tem sido usado há muito tempo como estimulante quando as pessoas são atormentadas por tensão, estresse ou mau humor.
Este óleo vem da casca do fruto da bergamota quando o fruto é prensado a frio. Por causa de seu aroma cítrico, mas picante, é frequentemente usado em perfumes e outras aplicações cosméticas.
Fato interessante! Um dos usos mais populares da bergamota é no chá preto, que combina bem para criar o popular e amado chá Earl Grey.
Benefícios e Efeitos:
-Útil para problemas respiratórios
– Alivia problemas de pele
– Antisséptico
– Energizante
– Estimulante
– Alivia o estresse e a tensão
Óleo essencial de Laranja
O óleo essencial de laranja talvez tenha um dos mais amplos usos para um óleo essencial, inclusive para adicionar sabor aos alimentos, uso em produtos cosméticos e de beleza, como ambientador ou desodorante e muito mais. Para a aromaterapia, no entanto, há muito tempo é apontado como um perfume revigorante com propriedades antidepressivas.
O óleo é prensado a frio das cascas das laranjas, semelhante a outros óleos cítricos.
Fato interessante! O óleo essencial de laranja tem uma propriedade única de promover a secreção de várias glândulas e, portanto, historicamente tem sido usado para ajudar a promover coisas como menstruação, lactação e fluxo de sucos digestivos ou bile.
Benefícios e Efeitos:
– Resolve o desconforto digestivo
– Revigorante
– Energizante
– Anti-inflamatório
– Antisséptico
– Afrodisíaco
– Incentiva emoções positivas
Difusores de Óleos Essenciais Vapor X Calor: Como utilizá-los ?
Agora que sabemos para que servem alguns dos diferentes óleos essenciais, como realmente os usamos? Os óleos essenciais têm vários usos e propósitos diferentes, mas para os benefícios terapêuticos mencionados acima, a melhor maneira de aproveitar tudo o que eles têm a oferecer é através da Aromaterapia. No mundo de hoje, isso é mais fácil do que nunca com a produção de difusores de óleos essenciais que permitem desfrutar dos benefícios e prazeres da Aromaterapia de maneira fácil e conveniente.
Quando se trata de difusores, existem dois tipos principais: calor e vapor. Se você é novo no mundo dos óleos essenciais ou apenas deseja considerar suas opções, é importante conhecer os prós e os contras de ambos os tipos de difusores para que você possa fazer a escolha certa para você.
Vejamos primeiro os difusores de calor. Estas são muitas vezes a opção mais barata quando se trata de difusores. Eles têm o benefício adicional de serem completamente silenciosos em uma sala, para que você nem perceba quando está trabalhando em seus óleos.
Nem todos os difusores de calor são feitos da mesma forma, mas os melhores produzirão níveis muito baixos de calor e aromas mais sutis. No entanto, alguns difusores de calor usam altos níveis de calor para produzir cheiros mais fortes, mas isso pode alterar os constituintes químicos do óleo.
Todos os difusores de calor têm uma grande desvantagem: compartilham o potencial de fracionar o óleo em seus diferentes componentes devido à aplicação de calor. Isso significa que todo o óleo não entrará no ar e, como o óleo se divide ou se decompõe, você não obterá os mesmos efeitos terapêuticos desse óleo, o que essencialmente nega o propósito de difundir o óleo essencial para Aromaterapia. No entanto, eles ainda difundem os óleos para um cheiro agradável na sala.
Os difusores de vapor, por outro lado, não usam calor algum. Em vez disso, eles usam jatos de ar para puxar os óleos do fundo para o topo de um tubo e os dissipa em uma névoa fina ou spray. Esse tipo de difusão permite que todo o óleo seja disperso no ar na forma de minúsculas gotículas.
O óleo não é dividido ou dividido em diferentes constituintes, o que significa que você obtém todo o benefício de todo o óleo. Em termos de benefícios da Aromaterapia, este é definitivamente o caminho a percorrer. Eles têm um pouco de zumbido quando estão funcionando devido ao fato de estarem trabalhando tão poderosamente para saturar rapidamente o ar com o aroma do óleo essencial e os benefícios que você deseja.
Os difusores de vapor têm um grande obstáculo para as pessoas: geralmente custam mais do que os difusores de calor. No entanto, se você deseja aproveitar os benefícios da Aromaterapia e gastar o dinheiro na obtenção de óleos essenciais, certifique-se de usar um difusor que não prejudique ou divida esses óleos.
Você quer ter certeza de que tem um difusor que usa os óleos da melhor maneira possível e permite que você obtenha o valor do seu dinheiro, ao mesmo tempo em que permite que você aproveite seus benefícios para a saúde e aromas maravilhosos. É como comprar uma TV nova: você não compraria uma que parece ótima, mas não tem imagem ou não tem capacidade de produzir som. Se você vai desfrutar de óleos essenciais, certifique-se de ter o equipamento certo no lugar.
Quando você estiver usando difusores, dilua o óleo desejado em um pouco de água e simplesmente ligue o difusor – é isso! Você pode misturar óleos diferentes para criar um aroma agradável, mas recomendamos que você misture óleos dos mesmos grupos de benefícios terapêuticos. Por exemplo, não misture um óleo calmante com um energizante se quiser relaxar com a Aromaterapia.
Existem muitas misturas ótimas que você pode fazer online com óleos individuais, e também muitas sinergias pré-fabricadas na nossa loja online aqui!
Outros tipos de difusores
Além dos difusores de ambiente, outras maneiras de utilizarmos a Aromaterapia e assim poder levar os benefícios dos óleos essenciais por onde for no dia a dia, são o uso de difusor pessoal, inaladores e rollons.
Difusor Pessoal: Encontramos hoje no mercado, modelos que suprem todos os gostos, idades e gênero. Pulseiras feita com uma pedra específica chamada lava de vulcão, pingentes, entre outros. Essa pedra por ser porosa, tem como função absorver gotas de óleo essencial e assim inalar durante seu dia. O tempo de fixação que cada óleo irá ficar na pedra varia de acordo com grau volátil do óleo essencial.
Os pingentes são desde feitos a mão de cerâmica até os mais elaborados, todos com a mesma função: Levar gotas dos óleos essenciais por onde você estiver.
Inaladores e Roll on: Os inaladores e rollon são uma ótima alternativa para levar sinergias de dois ou mais óleos, além de proporcionarem uma concentração mais forte das moléculas dos óleos essenciais ao inalar. Uma vantagem do rollon é ter fácil acesso ao óleo já pronto para uso, para aplicar em partes específicas do corpo ou até mesmo fazer uma inalação utilizando a palma da mãos.
5 receitas de Óleos Essenciais para uso!
Você pode usar óleos essenciais para mais do que apenas Aromaterapia. Eles são perfeitos para criar receitas de limpeza caseiras como uma alternativa totalmente natural aos produtos de limpeza sem nenhum dos produtos químicos ou ingredientes ruins que normalmente estão nesses produtos. Na verdade, muitos óleos essenciais são naturalmente antissépticos e antibacterianos, tornando-os perfeitos para limpar sua casa. Além disso, eles têm um cheiro incrível! Além disso, você pode usá-los para criar produtos incríveis de cuidados com o corpo para nutrir sua pele. Temos duas ótimas receitas que vão ajudar a revitalizar sua pele e seu humor: uma esfoliação corporal e um banho de sais de banho.
Limpador multiuso para superfícies natural
10 gotas de óleo essencial de pinho
10 gotas de óleo essencial de capim-limão
1/2 xícara de bicarbonato de sódio
40ml de vinagre branco
60mL de água
Misture o vinagre e a água e adicione lentamente ao bicarbonato de sódio. Vai borbulhar. Adicione os óleos essenciais e mexa para misturar. Use em qualquer lugar que você usaria o limpador multiuso regular.
Receita de detergente para a roupa natural.
1/4 xícara de flocos de sabão puro
1/4 xícara de bicarbonato de sódio (também atua como amaciante de roupas)
1/2 xícara de vinagre
3-5 gotas de óleo essencial adicionadas ao compartimento do amaciante.
Receita limpa pisos
Adicione 2 colheres de sopa de sabão sem perfume para sua água e 4-5 gotas desses óleos essenciais antibacterianos de acordo com o perfume desejado:
Aroma cítrico fresco: limão, toranja, limão
Aroma de ervas: lavanda, alecrim, tomilho
Aroma amadeirado: eucalipto, pinho, abeto preto
Aroma Floral: Gerânio, Lavanda, Rosa, Jasmim
Aroma picante: canela, cravo, limão, toranja, limão
Esfoliante Corporal Nutritivo Laranja e Abacate.
4 colheres de açúcar (não muito grosso)
2 colheres de óleo de abacate
10 gotas de óleo essencial de laranja doce
1 laranja orgânica
Misture o açúcar e o óleo de abacate. Adicione o óleo essencial de laranja doce 1 gota de cada vez. Raspar cerca de 1/2 da laranja e adicionar à mistura. Aplique este esfoliante no chuveiro e enxague normalmente.
Receita de banho de laranja e gengibre.
2 xícaras de sais de banho
14 gotas de óleo essencial de laranja doce
6 gotas de óleo essencial de gengibre
Execute um banho quente na temperatura desejada. Adicione sais ao seu banho lentamente e misture delicadamente com a mão. Adicione gotas de óleo essencial. Acenda algumas velas, diminua as luzes, crie uma atmosfera relaxante para você e divirta-se!
Este tratamento de banho é a fuga perfeita do ar frio do exterior e irá levá-lo para um lugar de paz e relaxamento – em sua própria casa. O seu uso irá retirar as impurezas da pele e deixar a mente e o corpo revigorados!
Como devo diluir meus óleos essenciais?
Os óleos essenciais são melhor usados quando diluídos em um óleo transportador. Esses óleos transportadores tornam mais seguro para você entrar em contato direto com os óleos através de soluções de banho, cremes tópicos, para uso prolongado. Uma vez que os vapores tendem a se dissipar rapidamente, os óleos transportadores ajudam a manter ativos os enviados. Tente misturar óleos essenciais com estes óleos transportadores: óleo de amêndoa doce, óleo de abacate ou óleo de semente de uva.
[…] Guia de Óleos Essenciais para Aromaterapia e difusores […]
May I simply say what a comfort to discover somebody who genuinely knows what they are talking about over the internet. You actually understand how to bring a problem to light and make it important. More people ought to check this out and understand this side of the story. I cant believe you arent more popular because you surely possess the gift.
So grateful for every word.. I’m just at the beginning of this story and comments like yours nourish my heart in confirming that I’m on the right path! I hope I have added with our content! My greetings
🙂